ATIVIDADES EM DESTAQUE

Parque do Palácio de portas abertas ao público, com exposição de Amilcar de Castro

28 de abril de 2022

O público poderá visitar a Exposição “Esculturas no Parque”, de Amilcar de Castro, enquanto aprecia a vista para a Serra do Curral

O Palácio das Mangabeiras, agora Parque do Palácio, abriu as portas ao público nessa quarta-feira, 27 de abril, com a exposição “Esculturas no Parque”, de Amilcar de Castro. O espaço oferece uma grande área de lazer, além de experiências artísticas, culturais e gastronômicas, em meio aos jardins projetados por Burle Max e uma linda vista para a Serra do Curral.

“Trazemos a proposta de unir arte, natureza, boa mesa a um patrimônio histórico, arquitetônico e paisagístico singular de Belo Horizonte, onde o visitante poderá se sentir seguro e revigorado, seja contemplando ou vivenciando as atrações que farão parte da programação. A primeira delas é a exposição de Amilcar de Castro, um dos maiores artistas mineiros de todos os tempos e um dos mais significativos da arte brasileira do século XX”, destaca o gestor do espaço, João Grillo.

Para todos verem – Imagem de parte da exposição “Esculturas no Parque” de Amílcar de Castro. Foto: Leca Novo.

A exposição “Esculturas no Parque”, aprovada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta com o patrocínio da Gerdau, Detronic e Divinal Vidros, e reúne 20 esculturas de grande porte – entre quatro e sete toneladas – distribuídas em uma área de quatro mil metros quadrados nos jardins do Palácio. São obras de corte e dobra feitas em aço e esculturas de corte também em aço, cedidas em sua maioria pelo acervo do Instituto Amilcar de Castro, além de outras menores, divididas em três pavilhões, com a curadoria de João Grillo.

Palácio das Mangabeiras e a gestão do Parque

Para todos verem – Foto do Palácio. Foto: Acervo Codemge.

Situado na Rua Professor Djalma Guimarães, no Bairro Mangabeiras, o Palácio foi inaugurado em 1955, durante a gestão do então governador mineiro Juscelino Kubitschek. O edifício e sua área adjacente pertencem ao perímetro de tombamento do Conjunto Paisagístico da Serra do Curral, protegido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Desde a inauguração, o local vinha servindo de residência aos chefes do Executivo mineiro. Em janeiro de 2019, o governador Romeu Zema optou por residir em outro imóvel e dar uma destinação mais ampla e democrática ao Palácio, que tem 42 mil metros quadrados de área.

A gestão do Parque do Palácio está a cargo da empresa MultiCult Promoções, por meio de acordo de parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Geris (Codemge), Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e Malab Produções. Desde 2019, o Palácio das Mangabeiras está cedido por convênio à Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). Por determinação do governo, o objetivo foi implementar ações que agregassem eficiência à administração do espaço, melhor aproveitamento do imóvel e boa gestão dos recursos públicos. A Multicult é a atual gestora do espaço e responde pelos gastos com manutenção, entre outros.

Serviço: Exposição “Esculturas no Parque”
Abertura ao público: 27 de abril
Funcionamento: de quarta-feira a domingo, das 8h às 18h
Ingressos: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia entrada). Entrada franca às quartas-feiras, mediante retirada de ingresso Sympla.