ATIVIDADES EM DESTAQUE

Palácio das Mangabeiras recebe a imprensa para abertura da Casacor

9 de setembro de 2021

Dando início às solenidades que inauguram oficialmente a Casacor Minas Gerais, foi realizado no dia 8 de setembro o tradicional brunch com a imprensa. Profissionais da mídia foram convidados a conhecer a mostra em primeira mão por meio de uma coletiva que contou com as presenças do governador, Romeu Zema, dos Secretários de Estado da Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, do Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio e dos diretores da Codemge Mateus Quintela e Humberto Peixoto.

Para todos verem – Governador Romeu Zema discursando. Ao fundo (dir. para esq.) estão: diretores da Codemge, Humberto Peixoto e Mateus Quintela; secretários de estado Fernando Passalio e Leônidas Oliveira e diretora da Casacor Juliana Grillo.

Em seu discurso, Mateus falou do novo modelo de utilização do Palácio das Mangabeiras, que tem como objetivo ser um espaço para receber eventos de maneira permanente. Segundo o diretor, o “objetivo do governo é estar mais próximo das pessoas, assim o Palácio passa a ser um local de uso coletivo”.

O secretário Fernando Passalio pontuou sobre a importância da cadeia produtiva do estado de Minas Gerais estar presente no evento. Ele citou como exemplo peças feitas em pedra sabão que decoravam um dos ambientes da mostra. Já em sua fala, o secretário de Cultura e Turismo ressaltou que é importante recolocar a capital mineira em destaque no cenário do turismo e que o estado de Minas Gerais é o que mais cresce em turismo no país.

Para o governador Romeu Zema, “é uma satisfação assistir essa segunda versão da Casacor”. Ele lembrou que a ideia em ceder o Palácio para a realização da mostra desde a primeira vez, em 2019, foi “colocar um equipamento que é público à disposição do público e não para ostentação e privilégio de poucos”. Segundo o governador, “quem está à frente do Estado tem que ter essa visão social”.

Mostra Casacor

De 14 de setembro a 17 de novembro, o Palácio das Mangabeiras abre novamente suas portas ao público. Sede da 26ª edição da Casacor, o Palácio recebe 47 ambientes montados por profissionais renomados e jovens talentos da arquitetura e do design. A maior parte deles está instalado nos jardins do Palácio.

O tema desta vez é “A Casa Original”. Segundo os organizadores do evento, o conceito surgiu com a percepção “do mal-estar provocado pelo excesso, pela exaustão digital e pela ansiedade, o que pedia uma pausa”. Dessa forma, a mostra tem como objetivo proporcionar ao visitante várias reflexões e a vontade de retorno às origens, além do equilíbrio entre o passado e o futuro.

Atentos às normas sanitárias e buscando tomar os cuidados necessários em função da pandemia, o evento contará com medidas de proteção, como bilheteria virtual, catraca inteligente, limitação de pessoas e redução do tempo de permanência nos espaços.

Para todos verem – ambientes montados nos jardins do Palácio.

Saiba mais sobre a mostra em: https://casacor.abril.com.br/mostras/minas-gerais/
Para compra antecipada dos ingressos, acesse: https://casacor.abril.com.br/noticias/ingresso-casacor-minas-gerais-2021/

Palácio das Mangabeiras

Situado na Rua Professor Djalma Guimarães, no Bairro Mangabeiras, o Palácio foi inaugurado em 1955, durante a gestão do então governador mineiro Juscelino Kubitschek. O edifício e sua área adjacente pertencem ao perímetro de tombamento do Conjunto Paisagístico da Serra do Curral, protegido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Desde a inauguração, o local vinha servindo de residência aos chefes do Executivo mineiro. Em janeiro de 2019, o governador Romeu Zema optou por residir em outro imóvel e dar uma destinação mais ampla e democrática ao Palácio, que tem 42 mil metros quadrados de área.

O imóvel foi desafetado por meio do decreto nº 47.667, de junho de 2019. Com a desafetação, sua natureza foi alterada, deixando de ser um bem de uso exclusivo da Administração Pública e podendo agora ter outros usos, desde que autorizado por esta.

A Codemge está concluindo um novo modelo de utilização do espaço, que objetiva valorizá-lo, além de proporcionar uma agenda permanente de eventos para os mais diversos públicos ao longo do ano.

Assim, a Companhia busca cada vez mais promover o fortalecimento da economia de forma diversificada, incluindo as artes e a arquitetura para o desenvolvimento de Minas Gerais – um Estado de cores, talentos e preciosidades.