Realizado na capital cubana, em novembro, evento aborda os desafios da administração pública
A experiência da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) em prol do desenvolvimento econômico do Estado e da atração de investimentos será apresentada em um painel durante o XXVIII Congresso Internacional do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (Clad), realizado em Havana, Cuba, de 21 a 24 de novembro de 2023. O evento sobre a reforma do Estado e da administração pública é promovido pelo Clad e pelo Governo de Cuba.
O painel tem como base o artigo “Redefinindo o papel das estatais para promover o desenvolvimento econômico e a atração de investimentos privados: o caso da Codemge” e será apresentado pelo diretor-presidente da Companhia, Thiago Toscano.
“Ter a oportunidade de trocar ideias e vivências entre governos é fundamental para crescermos como Poder Público. A participação da Codemge no Congresso, com a apresentação do case, é um reconhecimento do trabalho sendo feito em Minas”, salienta Toscano. “Pretendemos compartilhar o modelo de gestão implementado a partir de 2021, com o reposicionamento estratégico, e como isso tem transformado os resultados da empresa para o estado. Acreditamos que possa inspirar outras iniciativas”, afirma.
Imagem da edição 2022 do Congresso, realizado em Sucre, na Bolívia (Créditos: CAF)
Além da Codemge, o estado terá representantes de diversos órgãos e empresas públicas, como a Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento, a Secretaria de Estado de Educação e a Invest Minas. Na edição anterior, na Bolívia, o evento reuniu representantes de 24 países.
O Congresso será presencial e virtual. Mais informações estão disponíveis no site oficial (em espanhol): https://clad.org/xxviii-cuba-2023/
Clad
O Clad é uma organização pública internacional de natureza intergovernamental, criado em 1972, por iniciativa dos governos do México, Peru e Venezuela. A instituição tem como objetivo incentivar a modernização das administrações públicas, fator estratégico para o processo de desenvolvimento econômico e social.
Realizado anualmente, o Congresso reúne ministros e secretários de Estado responsáveis por políticas públicas, parlamentares, servidores públicos, pesquisadores universitários e instituições especializadas, além de consultores e sindicalistas.