ATIVIDADES

Rodoviária de Belo Horizonte recebe ação mundial contra o tráfico humano

10 de maio de 2016

O Terminal Rodoviário Governador Israel Pinheiro (Tergip) recebe, entre os dias 11 de maio e 11 de junho, o movimento GiftBox, ação que visa sensibilizar a população sobre o tráfico de pessoas. Criado em Londres, na ocasião dos Jogos Olímpicos de 2012, o movimento chegou ao Brasil por intermédio da ONG 27 Million Brasil. Já executada em outras capitais brasileiras, como Rio de Janeiro e São Paulo, a GiftBox ingressou a Belo Horizonte no mês de abril, em uma primeira exposição na Praça da Liberdade.

Escolhida pelos organizadores como novo local sede, a Galeria de Arte do Tergip será palco para a exposição da GiftBox. Trata-se de uma enorme caixa de presentes que simula o processo de aliciamento, no qual traficantes atraem suas vítimas com falsas promessas. A parte externa da caixa apresenta frases que prometem diversas oportunidades de uma vida melhor. Ao adentrar a peça de arte, no entanto, os curiosos se deparam com histórias reais de vítimas que foram traficadas e expostas a situações de exploração.

A GiftBox fica em exibição no Tergip entre os dias 11 de maio e 11 de junho, das 12h30 às 18h30. Outras informações: 3271-7168.

GiftBox

O Movimento utiliza grandes “caixas de presentes” – em inglês GiftBox – que são instaladas em lugares públicos; cada uma delas é uma peça de arte que simboliza como os traficantes enganam as suas vítimas com falsas promessas, simulando então o processo de aliciamento. A parte externa da caixa mostra uma embalagem de presente que traz frases, com ofertas de uma nova forma de vida como: “Viaje o mundo e ganhe bom dinheiro”, “Dê à sua família um futuro melhor”, o que ajuda a instigar a curiosidade do público, uma vez dentro da caixa, as pessoas descobrem que na realidade não se trata de uma proposta de trabalho mas verão que, em cada lado da caixa, encontrarão o relato de vítimas que foram traficadas e colocadas em situação de exploração: sexual, laboral, servidão doméstica, além de outras modalidades. A GIFT Box é um projeto exclusivo e por se apresentar como um excelente veículo para a geração de conscientização e ação contra o crime do Tráfico Humano entre governos, organizações não-governamentais e a comunidade em geral, o projeto foi criado de modo que possa ser adaptado e reproduzido em todo o mundo em diferentes culturas e contextos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Tergip