ATIVIDADES

Rodoviária recebe Seminário Compartilhando Experiência das Águas

19 de abril de 2018

O Terminal Rodoviário Governador Israel Pinheiro (Tergip) recebe, nesta quinta-feira, 19/04, o Seminário Compartilhando Experiências das Águas realizado pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), com o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

O encontro é um espaço para que sejam apresentadas as experiências obtidas pelo Governo de Minas Gerais durante o 8º Fórum Mundial da Água e o Fórum Alternativo Mundial da Água, ocorridos em Brasília no último mês de março.

Durante o evento, também será lançada a publicação “Compartilhando Experiências das Águas de Minas Gerais” que reúne estudos, boas práticas e experiências de entidades públicas e privadas, universidades, empresas e organizações não governamentais (ONGS). O trabalho está agrupado em três grandes temas, discutidos durante o 8º Fórum Mundial da Água: governança, ecossistema e compartilhamento.

Simultaneamente ao seminário, acontece no Espaço Cultural Tergip, localizado no hall do Terminal, a exposição de quadros “Povo D’Água: Memória do Vivido”. Montada pela Copasa, a exposição apresenta nove bacias hidrográficas de Minas Gerais (rios São Francisco, Grande, Doce, Paranaíba, Paraíba do Sul, Mucuri, Jequitinhonha, São Mateus e Piracicaba) por meio de bordados. As peças foram confeccionadas por 71 empregados da Companhia de Saneamento e retratam as memórias e vivências pessoais e coletivas.

Durante o dia, os usuários do Tergip também poderão assistir apresentações do Grupo de Teatro “Os Sustentáveis”, que fará abordagens lúdicas aos passageiros, com reflexões sobre a importância da água e apresentação das bacias hidrográficas de Minas Gerais.