ATIVIDADES EM DESTAQUE

Sobre a Sala Minas Gerais

8 de abril de 2024

A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais – Codemig, em seu compromisso com a transparência, esclarece as condições relativas ao uso da Sala Minas Gerais e a parceria subsequente com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – Fiemg. 

Em meados de 2023, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais procurou o governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, que detém o contrato de gestão com a Filarmônica – que continua vigente com todos os termos respeitados, assim como o termo de permissão de uso-, com a  intenção de encerrar o contrato de utilização da Sala Minas Gerais. 

A Secretaria concordou com o pedido, mas solicitou um prazo de seis meses para a busca de um novo parceiro. A solicitação foi aceita, com assinatura de um Termo de Permissão de Uso só até o meio deste ano, com cláusula resolutiva. 

Essa decisão, que partiu da própria Orquestra, antecedeu qualquer discussão com a Fiemg. Respeitando a importância da Filarmônica de Minas Gerais para o cenário cultural de nosso estado, a Codemge não só acolheu a decisão, mas também propôs à Fiemg que a Orquestra pudesse estender sua permanência até o final do ano. Esta solicitação foi prontamente aceita pela entidade demonstrando um compromisso compartilhado com o fomento à cultura mineira.

Destacamos que a Sala Minas Gerais continuará a hospedar as apresentações da Orquestra até o fim deste ano. Após esse período, embora a Orquestra tenha inicialmente solicitado o uso do espaço apenas até o meio do ano, ela poderá continuar utilizando a Sala Minas Gerais. Contudo, passará a negociar diretamente com a Fiemg o calendário de uso do espaço, assegurando que a Sala continue a ser um palco para atividades culturais inclusivas e diversificadas. 

A Codemig reitera seu compromisso com a promoção da cultura em Minas Gerais, fortalecido pela colaboração com a Fiemg e pelo apoio à decisão da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Agradecemos à Orquestra por sua valiosa contribuição ao cenário cultural do estado e à Fiemg pela flexibilidade e parceria. Juntos, estamos empenhados em enriquecer ainda mais a vida cultural de Minas Gerais.