ATIVIDADES EM DESTAQUE

Codemge apresenta maior operadora virtual de rede móvel do Brasil e abre agenda para apresentações individuais

13 de abril de 2022

De 14 a 28 de abril, a Codemge auxiliará os interessados por meio de atendimentos individualizados sobre esta oportunidade de negócio

A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) promoveu nesta quarta-feira, 13/4, em São Paulo/SP, o roadshow sobre o processo de alienação de sua participação de 23% na empresa Datora, maior operadora virtual de rede móvel no Brasil. O encontro, ocorrido presencialmente no Hotel Intercontinental, foi também transmitido on-line, via Teams, ao público inscrito. A partir desta quinta-feira, 14/4, até o próximo dia 28, a Codemge abre sua agenda para auxiliar os interessados, por meio de atendimentos individualizados sobre essa oportunidade de negócio. Os agendamentos podem ser feitos pelo e-mail alienacaodatora@codemge.com.br.

Para todos verem: representantes da Codemge, da Datora e do BDMG apresentam o roadshow

Participaram do roadshow representantes da Codemge, do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e da Datora. O diretor de Participações da Codemge, Eduardo Zimmer Sampaio, destacou a natureza ímpar da oportunidade de investimento apresentada. “Com um crescimento surpreendente nos últimos anos, a Datora tem se consolidado como a maior operadora virtual de rede móvel no Brasil. Além de trabalhar nas áreas mais estabelecidas do setor de telecomunicações, também explora seus mercados mais crescentes, com os eixos de atuação em Internet das Coisas e comunicação máquina a máquina”, ressaltou.

“O investidor que venha a adquirir esta participação terá em mãos não apenas um ativo de inegável valor, como também uma porta de entrada no campo das telecomunicações, em um dos seus momentos mais promissores. Para a Codemge e para Minas, a alienação significa geração de receita com foco em impulsionar a economia mineira e colocar novamente o Estado nos trilhos do desenvolvimento sustentável”, salientou. De acordo com o diretor, o roadshow Codemge-Datora está em sintonia com a iniciativa de dar maior publicidade à oportunidade de negócio e mostrar como o processo competitivo se dará no futuro.

Durante o evento, a equipe do BDMG apresentou a contextualização do desinvestimento da participação detida pela Codemge na Datora e abordou as informações centrais da oportunidade de negócio. A superintendente de desestatização, Renata Campos, o analista Webbert Caldeira e o coordenador do projeto, Alexandre Aronne, explicitaram o trabalho do Banco, que objetivou auxiliar os administradores da Codemge nas análises jurídicas e econômico-financeiras das possibilidades de modelagem, custos e prazos.

O BDMG tem, como parte do seu estatuto social, a prestação do serviço de assessoria e assistência técnica à Administração Direta e Indireta do Estado e aos Municípios. Além disso, oferece experiência e excelência na estruturação de projetos de longa maturação e na consolidação de mecanismos em favor da boa governança de políticas públicas.

O diretor-presidente da Datora, Tomas Fuchs, apresentou a empresa, suas principais características e destaques. Com quase 30 anos de existência, a organização do ramo de telecomunicações tem atuação nos crescentes mercados de Internet das Coisas (IoT) e comunicação máquina a máquina (M2M). Conta com unidades em Nova Lima/MG e São Paulo/SP, além de escritórios na Europa e Estados Unidos.

Clique nos links para ter acesso às apresentações exibidas no roadshow pelo BDMG e pela Datora.

Para todos verem: representantes da Codemge, da Datora e do BDMG apresentam o roadshow
Para todos verem: mesa de autoridades assiste ao vídeo institucional da Codemge

Consulta pública

Em 25 de março, foi aberta consulta de interesse a fim de receber manifestações do setor privado para a alienação da participação da Codemge na Datora. A consulta segue até 29 de abril. Os dados a respeito da oportunidade de investimento, bem como os pré-requisitos para apresentação das manifestações, encontram-se disponíveis neste link.

Roadshows

Esta foi a segunda série de roadshows promovida pela Codemge. A primeira, realizada em fevereiro deste ano, foi voltada à apresentação a investidores da parte detida pela Codemge na Companhia Brasileira de Lítio (CBL).

“Estas reuniões têm proporcionado uma oportunidade importante. De um lado, à Codemge e ao Estado de Minas Gerais, de ampliar a competitividade dos seus ativos e de buscar alternativas para o melhor uso dos recursos públicos. De outro, ao mercado, de conhecer nossa carteira de ativos, suas possibilidades de negócio e de construção conjunta”, pontuou o diretor de Participações da Codemge, Eduardo Sampaio.

Programa de Gestão de Portfólio

Com o objetivo de se tornar vetor de soluções para o desenvolvimento do Estado de Minas Gerais, promovendo a conexão entre o público e o privado, a Codemge instituiu em 2021 o Programa de Gestão de Portfólio. A ação, em curso, revisa sua carteira de ativos com foco na simplificação, na eficiência e em garantir maior retorno de suas iniciativas para Minas.

O Programa inclui fundos de investimentos em participações, participações acionárias diretas, projetos de P&D, ativos imobiliários e direitos minerários, entre outros ativos. As oportunidades oferecidas a investidores são divulgadas pelo site da Codemge, em conformidade com a legislação e com as melhores práticas de mercado e de governança corporativa.

Codemge

A Codemge é uma empresa estatal, integrante da administração pública indireta do estado de Minas Gerais, organizada sob a forma de sociedade por ações. Tem como missão contribuir para o desenvolvimento de Minas Gerais, impulsionando estrategicamente a economia mineira. Integrante do Grupo Codemge, do qual a Codemig faz parte, a Companhia é responsável por diversos ativos econômicos, em várias frentes de atuação, enquanto a Codemig se dedica ao nióbio.