A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) encerrou a fase externa de consulta de interesse para receber manifestação de potenciais investidores do setor privado, que participarão das próximas fases do procedimento de alienação de 33,33% das ações da Companhia Brasileira de Lítio (CBL). Até o próximo dia 16, a Codemge responderá individualmente aos inscritos com a decisão de habilitação ou inabilitação. Os participantes terão o prazo de 48 horas, a contar do recebimento do e-mail, para apresentar pedidos de reconsideração, devidamente motivados, acerca de sua eventual inabilitação.
A Codemge responderá aos eventuais pedidos de reconsideração, também no prazo de 48 horas do recebimento. Os inscritos devem ficar atentos às informações acerca das próximas fases do procedimento competitivo de alienação, que serão divulgadas no site da Codemge.
A consulta esteve aberta a pessoas físicas e jurídicas, entre os dias 4 de fevereiro e 7 de março deste ano. Em 2021, a Codemge instituiu o Programa de Gestão de Portfólio, a fim de se tornar vetor de soluções para o desenvolvimento do Estado de Minas Gerais, promovendo a conexão entre o público e o privado. A ação, em curso, revisa sua carteira de ativos com foco na simplificação, na eficiência e na garantia de maior retorno de suas iniciativas para Minas.
O Programa inclui fundos de investimentos em participações, participações acionárias diretas, projetos de P&D, ativos imobiliários e direitos minerários, entre outros. As oportunidades oferecidas a investidores são divulgadas pelo site da Codemge, em conformidade com a legislação e com as melhores práticas de mercado e de governança corporativa. Outras informações estão disponíveis em www.codemge.com.br/investidores.
CBL e lítio
Única empresa brasileira produtora de carbonato e hidróxido de lítio, a CBL é pioneira na mineração subterrânea de espodumênio no Brasil – o mineral esverdeado é a principal fonte do lítio. Conta com unidade de mineração em Araçuaí/MG e planta de processamento químico em Divisa Alegre/MG, no Vale do Jequitinhonha. A empresa tem 100% de capital nacional e mais de 30 anos de operações.
O lítio é aplicado em diversas indústrias, como a de baterias, fármacos e mobilidade elétrica. Saiba mais sobre a CBL em www.cblitio.com.br.