ATIVIDADES

Concerto promovido pelo Governo de Minas Gerais e Codemig emociona músicos e encanta o público

31 de outubro de 2017

Banda Sinfônica de Poços de Caldas fez apresentação gratuita na Sala Minas Gerais

O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), promoveu, no último sábado (28/10), um concerto gratuito da Banda Sinfônica de Poços de Caldas na capital mineira. A apresentação foi realizada na Sala Minas Gerais e reuniu mais de 900 pessoas. No repertório, obras eruditas, músicas contemporâneas e até versões de clássicos do rock e trilhas de cinema.

Laura Heldt, de 15 anos, é a mais jovem integrante da Banda Sinfônica de Poços de Caldas, formada por 47 músicos, entre professores e alunos dos cursos de sopro e percussão do Conservatório de Poços de Caldas. A jovem instrumentista, que toca flauta transversal, ficou emocionada ao se apresentar na Sala Minas Gerais, considerada uma das melhores salas de concerto do mundo. “Esse palco é o sonho de todo músico, e, para mim, a oportunidade de tocar aqui é um incentivo para seguir na carreira profissional”, explica.

O professor de Laura, Leonardo Faria, abriu o concerto interpretando o solo de flauta da obra “Carmen Fantasie” do compositor Georges Bizet. Mesmo para ele, que já se apresentou em dezenas de teatros de todo o País, a experiência desse concerto foi especial: “Eu nunca havia tocado em um lugar parecido. A acústica da Sala Minas Gerais é fenomenal. O som é projetado sem perder nada do timbre original”, elogia o professor.

Com a regência do maestro Juliano Marques Barreto, o espetáculo teve entrada gratuita. O objetivo da iniciativa foi democratizar o acesso à Sala Minas Gerais, contribuindo para a formação de público para a música clássica e, ao mesmo tempo, valorizar os artistas mineiros.

Sala Minas Gerais

Inaugurada em fevereiro de 2015, a Sala Minas Gerais, construída pela Codemig no Centro de Cultura Presidente Itamar Franco, incluiu o estado no roteiro de grandes concertos internacionais de música erudita. O espaço, com capacidade para 1,4 mil espectadores, foi projetado com alta tecnologia e possui acústica comparável à das melhores salas do mundo. Além disso, oferece salas de ensaio individuais e coletivas, infraestrutura para gravações de áudio e vídeo, iluminação cênica, pontos de apoio para equipes de televisão e instalações acessíveis a portadores de necessidades especiais. Saiba mais no site: www.codemig.com.br/atuacao/industria-criativa/.

A Codemig

Em consonância com as diretrizes do Governo estadual, a Codemig pauta suas ações, de forma arrojada e moderna, em três grandes eixos estratégicos: Mineração, Energia e Infraestrutura; Indústria Criativa; e Indústria de Alta Tecnologia. A Empresa investe em vários segmentos, como extração de nióbio e terras-raras, levantamento geológico e geofísico, águas minerais, materiais estratégicos e energia, aeroespacial e defesa, biotecnologia, Internet das Coisas, telecomunicações, distritos industriais, turismo de lazer e negócios, moda, gastronomia, audiovisual, música e artes. Sua múltipla atuação está cada vez mais voltada para que riquezas gerem novas oportunidades de investimentos, aumentem a competitividade e propiciem bons negócios para o setor produtivo mineiro. Outras informações: www.codemig.com.br.

  

(Fotos: Aline Carvalho)