A Codemge esteve presente na 4ª edição do “Congreso Internacional y Exposición Minería Chile y América Latina”, evento de mineração realizado pela empresa Vostock Capital. O gerente de Mineração e Meio Ambiente, Eduardo Ruiz, representou a Companhia no congresso, ocorrido em Santiago, no Chile. Ele ministrou palestra sobre o papel estratégico que as empresas estatais podem assumir no desenvolvimento de projetos minerais, especialmente aqueles vinculados aos elementos considerados críticos no âmbito da transição energética global.
“Minha participação nesse evento coaduna com as demais ocorridas ao longo dos últimos meses, especialmente, no tocante à possibilidade de representar a Codemge, o estado de Minas Gerais e, por consequência, o Brasil, em países que possuem real preponderância no mercado mineral mundial”, comentou Ruiz. Segundo ele, Chile e Argentina respondem por quase metade das reservas minerais globais de lítio, de modo que o fortalecimento dos laços com o setor mineral atuante também nesses países constitui ação estratégica para Minas.
“Ter sido convidado, mais uma vez, para palestrar e, por consequência, compartilhar e absorver conhecimento técnico-científico-operacional em eventos dessa natureza também tende a abrir portas para atração de novos investimentos e parcerias estratégicas para o estado”, afirmou. “E isso se dá, principalmente, por meio da imagem positiva que o mercado reconhece em relação às elevadas competências técnicas da Codemge, que, por sua vez, servem como verdadeiros alicerces para o desenvolvimento de novos negócios”, completou o gestor.
De acordo com a organização do congresso, o evento debate estratégias e procedimentos para o desenvolvimento da indústria minerária e negócios relacionados ao contexto político e econômico contemporâneo. Cerca de 200 executivos participam das discussões, incluindo autoridades governamentais, instituições financeiras, investidores locais e internacionais, fornecedores de equipamentos, tecnologias e serviços, além de desenvolvedores de projetos, por exemplo.
A iniciativa constitui uma plataforma de negócios de investimento internacional, projetada para consolidar os esforços do governo e das corporações empresariais na promoção do desenvolvimento da indústria latino-americana de mineração. Além disso, busca atrair investidores e fornecedores de renome mundial para projetos de investimento em mineração em países da América Latina.
Entre os temas tratados neste ano, tiveram destaque inovações em mineração para otimizar os processos de produção e extração, a cadeia de abastecimento, a logística e a sustentabilidade. A 4ª edição do congresso foi realizada no último mês. A próxima edição está agendada para os dias 2 e 3 de outubro de 2024. Outras informações: mininglatamcongress.com (site disponível em espanhol e inglês).