Projeto Baccharis, conduzido pela Codemge e pesquisadores da UFMG para produção de própolis verde, inspira artigo e vence concurso nacional
Um modelo de financiamento desenvolvido por representantes da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) ficou em primeiro lugar no Prêmio BID-SBFin 2023, realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Sociedade Brasileira de Finanças.
Em sua edição de estreia, o concurso teve como objetivo identificar, reconhecer e premiar as iniciativas mais inovadoras aplicadas nas áreas de desenvolvimento sustentável, financiamento e gestão pública.
Os autores do artigo vencedor, Marcelo Guzella (Codemge), Geraldo Fernandes (UFMG) e Yumi Oki (UFMG), simulam os resultados de uma estrutura baseada em tokens (ativos digitais) para financiar projetos sustentáveis, inspirada na compensação por resultados típica dos contratos de impacto social. O modelo foi aplicado no contexto do Projeto Baccharis, idealizado pelos autores para o desenvolvimento de uma cadeia de fornecimento de própolis verde em Minas Gerais.
Em fevereiro de 2023, a iniciativa já havia ficado entre as melhores do “Tokenize sua Ideia”, programa de seleção do Mercado Bitcoin voltado a instituições e projetos de pessoas físicas que buscam inovar em economia digital.
A própolis verde é um produto natural, proveniente das abelhas, e que possui diversos benefícios à saúde humana. O Brasil e, especialmente, Minas Gerais são grandes produtores e exportadores de extrato de própolis, item cujo valor de mercado cresceu significativamente com a pandemia.
Para os desafios do setor, como informalidade, excesso de risco e escassez de incentivos, o artigo indica alternativas, por meio de uma estrutura de financiamento e gestão com base tecnológica. Os ganhos em termos de relação risco-retorno, descentralização e transparência mostrados no estudo, embora aplicados a um projeto específico, poderiam ser alcançados em outros projetos.
Os artigos vencedores do Prêmio BID-SBFin serão apresentados por seus autores em webinar nesta sexta-feira, 31/3, às 15 horas. A inscrição para o evento pode ser feita pelo link.
Para ler a íntegra dos trabalhos ganhadores, consulte a edição da Revista Brasileira de Finanças sobre “Financiamento Sustentável e Desenvolvimento”.
Projeto Baccharis
Baccharis dracunculifolia é o nome científico do alecrim-do-campo, planta nativa do Brasil e importante na produção da própolis. A resina dos brotos do alecrim-do-campo, coletada pela abelha, é utilizada para a produção da própolis na colmeia.
O Projeto Baccharis foi concebido por pesquisadores da UFMG e conta com apoio da Codemge na estruturação desde meados de 2022. Prevê uma unidade de produção de extrato de própolis, utilizando insumos fornecidos por uma rede de apicultores individuais. O projeto, conduzido pela empresa Planta Ltda, provê apoio técnico no cultivo do alecrim-do-campo, na manutenção das colmeias e na extração da própolis. Os idealizadores estão à disposição para conversar com investidores e demais interessados no projeto.
Além de envolver agricultura de subsistência em comunidades rurais, recuperação de áreas degradadas com o cultivo do alecrim-do-campo, a apicultura pode ser desenvolvida, nesse formato, também por egressos do sistema prisional em programas governamentais de ressocialização pelo trabalho.
Desenvolve Minas
O Desenvolve Minas objetiva reposicionar a Codemge no desenvolvimento econômico do Estado de Minas Gerais, tornando-a independente dos recursos do nióbio e economicamente sustentável. O projeto liga as esferas pública e privada, tornando a Companhia um facilitador e promotor da atração de investimentos no estado, sem necessariamente investir recursos próprios. Dessa maneira, a Codemge usa sua expertise e seu capital humano a favor do desenvolvimento de Minas Gerais, de forma autossuficiente.
Codemge
A Codemge é uma empresa estatal, integrante da administração pública indireta do estado de Minas Gerais, organizada sob a forma de sociedade por ações. Tem como missão contribuir para o desenvolvimento de Minas Gerais, impulsionando estrategicamente a economia mineira. Integrante do Grupo Codemge, do qual a Codemig faz parte, a Companhia é responsável por diversos ativos econômicos, em várias frentes de atuação, enquanto a Codemig se dedica ao nióbio.