ATIVIDADES

Codemig fomenta Mostra de Cinema de Tiradentes

20 de janeiro de 2017

Evento completa 20 anos e oferece programação gratuita de 20 a 28 de janeiro; fomento ao audiovisual integra Programa Codemig de Incentivo à Indústria Criativa

A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) é parceira da Mostra de Cinema de Tiradentes, realizada de 20 a 28 de janeiro na cidade histórica. Neste ano, são celebradas duas décadas de realização do evento, que é o maior festival de cinema do Estado e um dos mais importantes do País.

O fomento da Codemig faz parte do apoio ao programa Cinema sem Fronteiras, que reúne três mostras anuais:
– Mostra de Cinema de Tiradentes, que apresenta um panorama do cinema brasileiro contemporâneo;
– Mostra de Cinema de Ouro Preto (CINEOP), dedicada ao cinema patrimônio;
– Mostra de Cinema de Belo Horizonte (CINEBH), que promove um diálogo com o cinema internacional.

O cinema representa uma área de expressivo potencial dentro do setor audiovisual, responsável por 0,57% do PIB brasileiro, com um desempenho equivalente ao dos setores do vestuário e de fármacos. Para o presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco, trata-se de um relevante setor da economia, no qual Minas Gerais tem reconhecido talento. “Nosso objetivo é promover investimentos perenes, que estruturem a cadeia produtiva como um todo, gerando receita e fortalecendo o setor. O fomento à Mostra de Cinema de Tiradentes é uma iniciativa que caminha nesse sentido de apoio a ações consistentes e consolidadas, que estimulam novos negócios e novos talentos”, ressalta.

A coordenadora do Cinema sem Fronteiras e diretora da Universo Produção, Raquel Hallak, destaca a importância do investimento do Governo do Estado para estimular a cadeia produtiva do audiovisual. “Ter a Codemig como parceira do Cinema sem Fronteiras, para exibir e discutir a produção contemporânea do cinema brasileiro, sua história, patrimônio, linguagens, estéticas e formas de inserção no mercado audiovisual, possibilita abrir novos caminhos para o cinema em Minas e no Brasil. Amplia o diálogo com as forças constituintes de uma cinematografia e reafirma o compromisso da Codemig e do Governo de Minas Gerais com o setor”, salienta.

A programação da edição 2017 da Mostra de Cinema de Tiradentes inclui a exibição de 108 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e o 20º Seminário do Cinema Brasileiro com debates, mesas temáticas e encontros entre a crítica, diretores e o público, além da realização de 10 oficinas com oferta de 240 vagas e da apresentação da Mostrinha de Cinema para o público infanto-juvenil. Toda a programação é gratuita e beneficiará um público estimado em 35 mil pessoas.

Minas de Todas as Artes

O fomento da Codemig ao audiovisual integra o Minas de Todas as Artes – Programa Codemig de Incentivo à Indústria Criativa. A iniciativa inédita e estratégica busca fomentar o desenvolvimento de novos negócios que gerem empregos, renda e riquezas para o Estado. Até o fim de 2018, serão investidos mais de R$ 20 milhões em ações de fomento e fortalecimento, com iniciativas de valorização de setores como gastronomia, audiovisual, design, moda, música e novas mídias.

A Indústria Criativa constitui a cadeia produtiva composta pelos ciclos de criação, produção e distribuição de bens e serviços que usam criatividade e capital intelectual como insumos primários. Estima-se que haja mais de 250 mil empresas no Brasil na área da Indústria Criativa. Acompanhe as iniciativas do programa Minas de Todas as Artes no Facebook (www.facebook.com.br/minasdetodasasartes), no Instagram (@minasdetodasasartes) e no site da Codemig.