ATIVIDADES

Governador Antonio Anastasia inaugura Expominas de Teófilo Otoni

12 de agosto de 2015

Um moderno centro de convenções para realização de eventos, para atender às demandas do Vale do Mucuri foi entregue, nesta segunda-feira (10), pelo governador Antonio Anastasia, em Teófilo Otoni. O Centro de Convenções Aécio Cunha, cujo nome é uma homenagem ao ex-deputado, falecido em 2010, recebeu investimentos de R$ 32 milhões do Governo de Minas, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig).

Anastasia destacou, em seu pronunciamento, a entrega do novo espaço e a sua importância para a região do Vale do Mucuri. “Esse exemplo, que teremos eternizado nessa obra, de um prédio grandioso, mas, sobretudo, um prédio que traz a vocação do Mucuri para o comércio, para sua integração. Aqui neste Centro de Convenções, teremos a oportunidade de mostrar as riquezas dessa região, de mostrar as potencialidades do Vale do Mucuri”, afirmou.

Ao justificar a homenagem ao ex-deputado, Anastasia enalteceu suas qualidades. “Aécio Cunha era um homem ético. Era um homem probo e, fundamentalmente, comprometido com o interesse público. Temos exemplos de Aécio Cunha pela sua honradez, pela sua dedicação ao interesse público. Que Aécio filho se inspire na conduta do pai, para dizer, em alto e bom som, que defende os interesses de Minas e de todo o Brasil”, disse.

Novo espaço

O Expominas Teófilo Otoni ocupa área de 10 mil metros quadrados e conta com modernas tecnologias em equipamentos. Além de espaço para a realização de feiras, o complexo tem três auditórios, um deles com capacidade para receber cerca de 1.000 pessoas em eventos, como congressos, palestras e apresentações artísticas e culturais. Cada um dos outros dois auditórios, constituídos de módulos flexíveis, terá capacidade para acomodar até 200 pessoas.

Em três andares, o espaço abriga também áreas administrativa, de serviço para carga e descarga de equipamentos, lanchonetes, galerias para filmagens e gravações de eventos e estacionamento com capacidade para 900 veículos, além de área para futura expansão. O Centro de Convenções também abrigará com dois museus, que estão em formatação: o de pedras preciosas e o da cidade.

Fidelidade

Filho do homenageado, o senador Aécio Neves agradeceu ao deputado estadual Neilando Pimenta, autor do projeto de Lei Estadual que deu o nome do ex-deputado ao Expominas. “A vida me deu alguns privilégios e esse, certamente, foi o maior deles. Construí a minha personalidade, o meu caráter, ao lado do meu pai Aécio Cunha. Aécio foi o primeiro homem que me deu a noção clara de que você não pode, de forma alguma, permitir que determinada circunstância modifique os seus valores, modifique as suas relações. A certeza de que entre tantas lições que eu tenho, entre tantas responsabilidades que acabei assumindo, tem uma que sobrepõe, hoje, e sobreporá sempre a todas as outras, manter a mesma honradez, a mesma dignidade, e a mesma fidelidade aos amigos que meu pai Aécio Cunha”, ressaltou o ex- governador.

O prefeito de Teófilo Otoni, Getúlio Neiva, também falou sobre o ex-deputado Aécio Cunha. “É pequena a homenagem em função da grandeza do seu espírito e de sua alma e, ao longo da sua vida inteira, foi chamado aqui, o sempre e eterno amigo dos amigos. Aécio Cunha para nós é uma referência importante”, afirmou. Getúlio Neiva agradeceu ao governador Anastasia e ao senador Aécio Neves os investimentos de cerca de R$ 260 milhões realizados na região desde 2003.

Melhorias na região

Anastasia citou outros investimentos realizados pelo Governo de Minas no Vale do Mucuri, desde 2003. “Relembro ainda do grande volume de investimentos feito na cidade e na região, iniciados ao tempo do governador Aécio e continuados na minha gestão, que montam as centenas de milhões, inclusive, a maior represa da Copasa, que também leva o nome do saudoso deputado federal Aécio Cunha. É a maior represa feita no interior do Estado para demonstrar a preocupação que temos com essa região”, destacou o governador.

O governador disse ainda que as obras para a construção do Hospital Regional do Mucuri já foram autorizadas, estando na dependência de solução de questão burocrática com relação à doação do terreno. Anastasia e Aécio Neves fizeram um tributo ao ex-prefeito de Novo Cruzeiro, Paulo Viana, falecido em 2012 e também receberam homenagens do prefeito Getúlio Neiva pelos serviços prestados à região.

Também participaram da solenidade, os secretários de Estado Gil Pereira (Desenvolvimento dos vales do Jequitinhonha e Mucuri e Norte de Minas) e Bilac Pinto (Desenvolvimento Regional e Política Urbana), o presidente da Codemig, Oswaldo Borges, o deputado federal Fábio Ramalho e os deputados estaduais Neilando Pimenta, Gustavo Corrêa e Sebastião Costa.

Fonte: Agência Minas, 10/6/13