ATIVIDADES EM DESTAQUE

Incentivo da Codemge à tecnologia magnética garante ganhos para Minas Gerais

6 de setembro de 2023

Companhia receberá 62% dos ganhos econômicos do MagChill, projeto em parceria com UFSC e FEESC

Pesquisadores do Polo (UFSC) apresentam protótipo à equipe da Codemge, em Florianópolis (Acervo Codemge)

O Estado de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), passará a receber 62% dos ganhos econômicos relacionados ao MagChill, projeto de inovação em magnetismo. A iniciativa é conduzida pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pela Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC), com apoio da Codemge, e tem como objetivo o desenvolvimento pioneiro de um condicionador de ar operado por unidades de refrigeração magnética. As três entidades assinaram em agosto (31/8) um termo que encerra a parceria e estipula a partilha dos rendimentos provenientes da propriedade intelectual do projeto.

“Trata-se do retorno do investimento feito pela Codemge para Minas Gerais. Estamos garantindo que o incentivo tecnológico se converta em novas receitas para o estado”, destaca o presidente da Codemge, Thiago Toscano. “Além disso, o MagChill agrega matéria-prima e pesquisa nacionais em magnetismo, acumuladores de energia e pesquisa mineral. São cadeias diversas sendo fomentadas simultaneamente, por meio do conhecimento”, conclui.

Segundo o termo firmado, a exploração junto ao mercado privado será feita pela UFSC e pela FEESC, como detentores da propriedade intelectual. A Codemge tem participação nos royalties oriundos das patentes, referentes à unidade magnetocalórica e aos softwares desenvolvidos no âmbito do projeto.

MagChill

Iniciado em 2018, o MagChill é fruto de um acordo de cooperação entre a Codemge, o Laboratório do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC (POLO) e a FEESC. O condicionador de ar desenvolvido no projeto utiliza tecnologia magnetocalórica, por meio da aplicação de ímãs permanentes e refrigerantes sólidos à base de elementos de terras-raras.

Como resultado do trabalho, foi desenvolvido um protótipo do condicionador de ar, o mais avançado em refrigeração magnética na atualidade. O equipamento alcançou 65% da capacidade de refrigeração prevista, podendo ainda ser aprimorado.  

O apoio da Codemge visa trazer para Minas Gerais parte do benefício de exploração dessa propriedade intelectual, estimulando o desenvolvimento tecnológico local e a pesquisa de ponta. O investimento da Companhia no Magchill foi de R$ 4,1 milhões.

A Codemge

A Codemge é uma empresa estatal, integrante da administração pública indireta do Estado de Minas Gerais, organizada sob a forma de sociedade por ações. Tem como missão facilitar a promoção do desenvolvimento estadual, impulsionando estrategicamente a economia mineira e sendo um vetor da atração de investimentos. Como Empresa de soluções, atua para alavancar parcerias com a iniciativa privada, fomentar a infraestrutura econômica e social e consolidar sua autossustentabilidade financeira.

Nesse cenário, a Codemge se qualifica cada vez mais como estruturadora de projetos viáveis e exitosos de concessão e parcerias público-privadas no Estado. A Empresa vem se tornando referência em elaborar e fornecer bons projetos para o mercado. O alvo maior é trazer benefícios para a população mineira.

A Companhia instituiu o Programa de Gestão de Portfólio. A ação, em curso desde 2021, revisa sua carteira de ativos com foco na simplificação, na eficiência e em garantir maior retorno de suas iniciativas para Minas. O Programa inclui fundos de investimentos em participações, participações acionárias diretas, projetos de P&D, ativos imobiliários e direitos minerários. As oportunidades oferecidas a investidores são divulgadas pelo site da Codemge, em conformidade com a legislação e com as melhores práticas de mercado e de governança corporativa.