Governo do Estado de Minas Gerais e Codemig fomentam iniciativas de valorização, divulgação e comercialização da gastronomia mineira
Valorização da culinária mineira e geração de renda integram o cardápio de incentivos oferecido pelo Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig). Em edital lançado pela Codemig em 2015, mais de 10 projetos foram contemplados para divulgação e comercialização da gastronomia. A próxima ação será a Feira Gastronômica do Mercado Central – Aproxima, agendada para esta sexta-feira, 15/4, de 19h à 1h, no estacionamento superior do estabelecimento localizado na capital mineira. Além disso, está em curso o Festival Happy Hour, até o próximo domingo, 17/4. O evento envolve diversos estabelecimentos, abrangendo as cidades de São João del-Rei, Tiradentes, Barroso e Dores de Campos.
O Festival Happy Hour tem a proposta de celebrar a alegria e a mineiridade, incentivando chefs a redescobrirem sabores presentes no imaginário do povo mineiro. Por meio de novas experiências, que unem sabor e cultura, o evento busca redescobrir raízes e repensar o uso de ingredientes, bem como a cultura e a gastronomia com vistas ao desenvolvimento social e econômico.
A cada edição anual, o Happy Hour seleciona ingredientes para compor um dos pratos apresentados pelos bares e restaurantes participantes. Neste ano, foi escolhida a carne de porco, acompanhada por cerveja e/ou cachaça. Os estabelecimentos comerciais disputam em três categorias: Prato da Casa, Prato com Ingrediente Mineiro (contendo os ingredientes propostos pelo Festival) e e Happy Hour Mais Quente. A última categoria será definida pelos usuários, que utilizarão um aplicativo para smartphones para escolher seus preferidos.
O evento também apresenta programação cultural nos bares e restaurantes, além da Feira Happy Hour, que encerrará o festival neste domingo, em uma estrutura montada no centro de São João del-Rei, com praça de alimentação, estandes de cervejarias artesanais, shows e atrações culturais. Outras informações, como a lista de estabelecimentos participantes, estão disponíveis no site www.festivalhappyhour.com.br.
Feira Gastronômica do Mercado Central
Realizada na terceira sexta-feira de cada mês, a feira recebe 20 expositores. Os ingressos são trocados por alimentos não perecíveis, doados a instituições de caridade. O projeto contemplado pela Codemig prevê a realização de oito eventos ao longo de 2016, sendo quatro edições da Feira Gastronômica e quatro Feirinhas Aproxima. O público estimado para cada edição é de 3 mil pessoas. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.projetoaproxima.com.br.
Edital de gastronomia
O resultado do edital de fomento à gastronomia foi divulgado pela Codemig em fevereiro de 2016. O período de inscrições esteve aberto entre os dias 27 de agosto e 19 de outubro do último ano, com apoio da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur). O concurso também incluiu a seleção de projetos para a realização de eventos de Food Truck em cidades da Estrada Real. Ao todo, mais de 10 projetos foram contemplados, beneficiando todos os territórios gastronômicos do Estado: Cerrado, Espinhaço, Rios, Central e Mantiqueira. O investimento da Codemig nessa iniciativa pioneira totaliza R$1,5 milhão.
Foram avaliados critérios como viabilidade da execução, abrangência, inovação, envolvimento de profissionais e produtos da região, participação de chefs, público estimado, estrutura física, estratégias de comunicação e comercialização, tradição do evento e acessibilidade. A seleção de projetos de fortalecimento e fomento dos festivais gastronômicos tem o objetivo de potencializar a cadeia produtiva gastronômica em Minas Gerais e contribuir para a movimentação do fluxo turístico regional e nacional, além de reforçar o posicionamento do Estado como um destino turístico gastronômico de referência no País.
Minas de Todas as Artes
O fomento da Codemig à gastronomia integra o Minas de Todas as Artes – Programa Codemig de Incentivo à Indústria Criativa, lançado em agosto de 2015. A iniciativa inédita e estratégica busca fomentar o desenvolvimento de novos negócios que gerem empregos, renda e riquezas para o Estado. Até o fim de 2018, serão investidos mais de R$ 20 milhões em editais de fomento e fortalecimento, com iniciativas de valorização de setores como gastronomia, audiovisual, design, moda, música e novas mídias.
A Indústria Criativa constitui a cadeia produtiva composta pelos ciclos de criação, produção e distribuição de bens e serviços que usam criatividade e capital intelectual como insumos primários. Estima-se que haja mais de 250 mil empresas no Brasil na área da Indústria Criativa. Outras informações estão disponíveis no site www.codemig.com.br.