O Parque do Palácio foi reaberto para o público em geral a partir de hoje, sexta-feira, dia 07/10. Lá, o visitante pode contemplar a Serra do Curral, os jardins de Burle Marx, participar de atividades culturais e degustar da boa gastronomia. O Parque do Palácio está aberto de quarta a sexta das 10h às 18h e aos sábados e domingos das 9h às 18h. Os ingressos podem ser retirados no www.parquedopalacio.com.br.
O Parque
Situado na Rua Professor Djalma Guimarães, no Bairro Mangabeiras, o Palácio foi inaugurado em 1955, durante a gestão do então governador mineiro Juscelino Kubitschek. O edifício e sua área adjacente pertencem ao perímetro de tombamento do Conjunto Paisagístico da Serra do Curral, protegido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Desde a inauguração, o local vinha servindo de residência aos chefes do Executivo mineiro. Em janeiro de 2019, o governador Romeu Zema optou por residir em outro imóvel e dar uma destinação mais ampla e democrática ao Palácio, que tem 42 mil metros quadrados de área.
A gestão do Parque do Palácio está a cargo da empresa Grifa, por meio de acordo de parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e Malab Produções. Desde 2019, o Palácio das Mangabeiras está cedido por convênio à Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). O objetivo é transformar a antiga residência do governador em um espaço cultural e de lazer, aberto ao público e independente de recursos públicos.