ATIVIDADES

Presidente da Codemig recebe dirigente da Abrasel Minas Gerais

21 de dezembro de 2017

O presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco, recebeu na tarde da última sexta-feira, 15/12, na sede da Empresa, o dirigente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel Minas Gerais), Ricardo Rodrigues. Durante a reunião, o líder da Abrasel apresentou ações e projetos da entidade em prol da gastronomia mineira. Pela Codemig, além do presidente, participaram do encontro a diretora de Fomento à Indústria Criativa, Fernanda Machado, e a chefe de Gabinete, Denise Vieira. O integrante do Governo Thiago Camargo também esteve presente.

Thiago Camargo, Ricardo Rodrigues, Marco Antônio Castello Branco, Fernanda Machado e Denise Vieira

Castello Branco salientou a atuação da Codemig como empresa pública indutora do desenvolvimento econômico. Comentou ainda sobre as obras de reforma e modernização do Minascentro, localizado no Centro de Belo Horizonte. No local, serão realizadas intervenções prioritárias e com caráter emergencial, no sistema hidráulico, de energia e de ar condicionado, objetivando garantir segurança, conforto e bem-estar aos usuários, além de assegurar a integridade estrutural do edifício e a preservação do empreendimento. Por esse motivo, o espaço será temporariamente fechado no final deste mês. Já foi contratada, inclusive, a empresa que está trabalhando na elaboração do projeto.

O presidente da Codemig disse na reunião que, em janeiro de 2018, a Empresa espera apresentar o plano das obras a entidades do trade turístico, valorizando sempre a transparência, o diálogo e a eficiência de suas ações em prol do desenvolvimento econômico de Minas Gerais e do bem-estar dos mineiros.

Para o presidente da Abrasel, a reunião foi muito positiva e evidencia o mote do Governo do Estado na promoção de diálogo, equilíbrio e trabalho. A possibilidade de apresentar projetos à Codemig e realçar a importância do associativismo também foi enaltecida por Ricardo Rodrigues. “Afinal, um dos focos da Codemig é o desenvolvimento”, pontuou. A Abrasel representa um setor que hoje congrega cerca de 1 milhão de empresas, gera 6 milhões de empregos diretos em todo o País e é responsável por 2,4% do PIB brasileiro. Criada em 1986, busca contribuir para os avanços do segmento de alimentação fora do lar no cenário nacional.

Fundada em 1987, a seccional da Abrasel em Minas Gerais representa estabelecimentos como bares, restaurantes, cafeterias, buffets, casas noturnas, empresas de catering, sorveterias, restaurantes especializados (pizzarias, churrascarias e outros), lanchonetes, quiosques, lojas de conveniência, trailers de lanches, empresas de alimentação industrial e demais empresas afins. No estado, o setor de alimentação fora do lar é composto por mais de 105 mil empresas, que geram mais de 630 mil empregos diretos e movimentação financeira em torno de R$ 22 bilhões por ano. Em Belo Horizonte, o segmento conta com mais de 18 mil empresas, emprega mais de 112 mil trabalhadores diretamente e movimenta cerca de R$ 4,5 bilhões anuais. Outras informações: mg.abrasel.com.br.

   

A Codemig

Em consonância com as diretrizes do Governo estadual, a Codemig pauta suas ações, de forma arrojada e moderna, em três grandes eixos estratégicos: Mineração, Energia e Infraestrutura; Indústria Criativa; e Indústria de Alta Tecnologia. A Empresa investe em vários segmentos, como extração de nióbio e terras-raras, levantamento geológico e geofísico, águas minerais, materiais estratégicos e energia, aeroespacial e defesa, biotecnologia, Internet das Coisas, telecomunicações, distritos industriais, turismo de lazer e negócios, moda, gastronomia, audiovisual, música e artes. Sua múltipla atuação está cada vez mais voltada para que riquezas gerem novas oportunidades de investimentos, aumentem a competitividade e propiciem bons negócios para o setor produtivo mineiro.