ATIVIDADES EM DESTAQUE

Última rodada do roadshow Codemge – CBL é realizada em São Paulo

24 de fevereiro de 2022

A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) promoveu nesta quarta-feira, 23/2, o segundo roadshow (apresentação itinerante de oportunidade de negócio) referente à proposta de alienação de sua participação de 33,33% na Companhia Brasileira de Lítio (CBL). Realizada na Sala Giorgi do Hotel Intercontinental, em São Paulo, a reunião foi conduzida por representantes da Companhia, da CBL e do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). O primeiro encontro ocorreu em Belo Horizonte na terça-feira, 22/2, no Auditório da Codemge.

Em sua fala de abertura, o Diretor Jurídico da Codemge, Bruno Estéfano Teixeira, comentou sobre a experiência como membro apontado para o conselho de administração da CBL e como isso proporcionou que conhecesse a participação e seu potencial de mercado. “A CBL é uma empresa sólida, com 30 anos de trajetória e exclusiva na produção nacional de hidróxido e carbonato de lítio”, comentou.

Equipe da Codemge, da CBL e do BDMG apresentam roadshow a investidores e executivos,
no Hotel Intercontinental, em São Paulo

Teixeira pontuou ainda sobre a mudança no contexto da gestão da Codemge, com a revisão no seu portfólio de ativos e na missão da Companhia. “O Roadshow Codemge – CBL, que realizamos agora, vem em sintonia a essa iniciativa. É alinhado à estratégia atual da Codemge e do Estado. É também uma vitrine desta oportunidade de negócio e de como o processo competitivo se dará no futuro“, afirmou. 

A reunião foi seguida pela explanação do coordenador do projeto e assessor do BDMG, Alexandre Aronne, que apresentou o trabalho realizado pelo Banco na assessoria e consultoria técnica à Administração da Codemge no processo de alienação. O BDMG foi contratado para auxiliar os administradores da Companhia nas decisões sobre desinvestimento, realizando a análise das possibilidades de modelagem, avaliação dos ativos, entre outros aspectos.

O presidente da Companhia Brasileira de Lítio, Vinicius Alvarenga, fez a fala de fechamento, com a apresentação da empresa. Única produtora brasileira de compostos de lítio, de capital 100% nacional e pioneira na mineração subterrânea de espodumênio no Brasil ― mineral que é a principal fonte do lítio, a CBL tem unidade de mineração em Araçuaí/MG e planta de processamento químico em Divisa Alegre/MG, no Vale do Jequitinhonha. O lítio é aplicado em diversas indústrias, como a de baterias, fármacos e mobilidade elétrica. Um ponto salientado por Alvarenga foi a segurança no trabalho realizado nas unidades da companhia: “Algo de que temos muito orgulho é não haver, na história da empresa, registro de acidentes graves ou fatais, seja na mina ou na planta”, destacou.

Outras informações sobre o negócio e o roadshow, voltado para investidores e executivos de instituições e fundos financeiros, podem ser obtidas pelo e-mail alienacaocbl@codemge.com.br.

Consulta de interesse

Em 4 de fevereiro, foi aberta uma consulta de interesse com o objetivo de receber propostas do setor privado para a alienação da participação da Codemge na CBL. A consulta segue aberta até 7 de março. Os dados a respeito da oportunidade de investimento, bem como os pré-requisitos das propostas e dos interessados, encontram-se disponíveis no site da Codemge.

A Codemge

A Codemge é uma empresa estatal, integrante da administração pública indireta do estado de Minas Gerais, organizada sob a forma de sociedade por ações. Tem como missão contribuir para o desenvolvimento de Minas Gerais, impulsionando estrategicamente a economia mineira. Integrante do Grupo Codemge, do qual a Codemig faz parte, a Companhia é responsável por diversos ativos econômicos, em várias frentes de atuação, enquanto a Codemig se dedica ao nióbio.