ATIVIDADES

Governo do Estado e Codemig apresentam avaliação positiva do projeto de integração aérea

25 de outubro de 2016

Pesquisa feita com usuários mostra aprovação do PIRMA, novo serviço de aviação regional

O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), realizou uma pesquisa de satisfação com os usuários do Programa de Integração Regional – Modal Aéreo (PIRMA), lançado em agosto. Das pessoas convidadas para participar da pesquisa, cerca de 80 responderam, e o resultado apontou a aprovação geral da qualidade e da eficiência da nova opção de transporte, oferecida para promover a ligação entre as cidades mineiras e fomentar o desenvolvimento.

Os passageiros responderam a um questionário on-line, no qual a maioria (55,6%) declarou estar muitos satisfeita com o programa. Além disso, 57,6% dos entrevistados disseram que recomendariam o serviço a um amigo.

Grande parte dos usuários considerou o sistema de compras de vouchers pelo site extremamente fácil e destacou, principalmente, o benefício da rapidez da viagem. Quase 70% dos usuários declararam que pretendem voltar a voar pelo PIRMA.

“O voo é seguro, e os horários me atendem perfeitamente. Acho o preço justo. Passei a utilizar o PIRMA para o deslocamento BH/Teófilo Otoni, onde trabalho, na frequência de uma vez por mês”, comentou um dos usuários. “O atendimento da equipe foi excelente, assim como a pontualidade. A segurança na decolagem, durante o voo e no pouso, também está aprovada”, registrou outro.

As sugestões feitas na pesquisa sobre horários e rotas serão consideradas para o planejamento de novas fases do projeto. Os resultados completos podem ser acessados aqui.

PIRMA

O Programa de Integração Regional – Modal Aéreo começou a operar no dia 17 de agosto e já realizou mais de 300 voos. O site do programa recebeu, em apenas dois meses, mais de 100 mil acessos, o que atesta a existência de demanda dos mineiros por esse tipo de serviço.

O PIRMA oferece, em sua primeira fase, 60 voos de ida e volta por semana, sem escalas, ligando o Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, a doze cidades do interior: Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Juiz de Fora, Muriaé, Patos de Minas, Ponte Nova, São João del-Rei, Teófilo Otoni, Ubá, Varginha e Viçosa. As viagens são feitas em aviões de pequeno porte, modelo Cessna Grand Caravan 208 B, homologados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para o transporte de até nove passageiros.

A iniciativa busca fomentar os negócios locais, desenvolver o turismo, integrar as diversas regiões do estado e facilitar o deslocamento de moradores do interior para Belo Horizonte, permitindo que tenham acesso rápido a eventos e serviços disponíveis na capital.  Para Minas Gerais, que possui uma área total de quase 600 mil quilômetros quadrados, o investimento na regionalização por meio do transporte aéreo é estratégico e indispensável para atender à meta de redução das desigualdades nos 17 territórios de desenvolvimento definidos pelo Governo do Estado.

Outras informações sobre o PIRMA estão disponíveis no site www.voeminasgerais.com.br.